quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009

2009



Que o novo ano seja bem melhor para todos nós porque para desgraças já bastou este.

terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

sábado vamos estar aqui...



...a beber um copo à lareira. Em Espanha, mais precisamente em NAVAHERMOSA na nova casa dos nossos amigos R e P .

bad boy




Jude Law. Um dos poucos actores que eu acho realmente irresistíveis. Faz 37 anos hoje.

segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009

top 10 2009

Este ano foi muito fraquinho mas mesmo assim houve alguns filmes (poucos) que valeram a pena ver.

Na minha escolha, a ordem é cronológica, de Janeiro a Dezembro. Gosto de todos eles, mas gosto mais de um de que dos outros todos.












...que é o "Gran Torino", sem sombra de dúvida o melhor filme do ano.

ainda o natal


Este ano o Natal foi em casa da mãe do R. e foi mais divertido que o habitual. A família reuniu-se quase toda e estavam todos muito bem dispostos. A minha sogra, que é como eu e também adora o Natal esmerou-se e tinha casa toda muito bonita, cheia de rosas e outras flores, uma árvore de Natal linda, num único tom e enfeitada com borboletas e veados. A mesa da noite era toda em brancos,roxos e lilases e a do dia de Natal em vermelhos fortes e brancos. O jantar foi mais íntimo, nós os dois, o irmão do R.,as nossas mães e uma amiga delas.Mas no dia, foi a avalanche, éramos imensos e foi muito animado. Os priminhos do R. deliraram, e o inesperado aconteceu quando o Tio do R. foi ao carro buscar um acordeão e se pôs a tocar. Foi a loucura Loool Mas como não há bela sem senão, a minha mãe comeu imenso, a certa altura já para o fim da tarde começou a sentir-se mal, enjoada e não conseguia vomitar, conclusão, eu e o R. acabámos o dia de Natal nas urgências de S. José, donde só saímos à meia-noite. Foi o anti-climax total mas o que vale é que já está boa.

Foi um Natal em família e esteve-se muito bem.

sexta-feira, 25 de Dezembro de 2009

a nossa música de natal



...este ano deu-nos para isto:) Bom Natal para todos !!!

quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009

terça-feira, 22 de Dezembro de 2009

domingo, 20 de Dezembro de 2009

Não é uma obra-prima mas...


..mas vale a pena ver. Absolutamente.
As expectativas eram muito altas e isso não ajuda mas o novo Cameron não me desiludiu. Aliás diria mesmo que, em termos de estrutura, este é um Cameron típico como os Terminators, Alien, True Lies etc que ele tão bem faz. No entanto este Avatar, está mais próximo do The Abyss, do que qualquer dos outros. O Titanic é que é a excepção na carreira dele e para mim continua a ser o seu melhor filme. Mas isso é outra história.


O melhor

Um imaginário deslumbrante muito bem construído que desafia a nossa própria imaginação. Pandora é um planeta luxuriante e ele consegue tornar o filme numa experiência visual e emocional única.

A consistência da proposta não se esgota: acreditamos no povo na'vi e nos avatares e em todo o sub-texto do filme. Envolve-te mesmo.

É o arquétipo do filme de aventuras, no sentido mais clássico do termo. É sentar e viajar.Viva a imaginação.

Uma realização impecável com uma montagem por vezes vertiginosa mas sempre inteligente. E tecnicamente surpreendente.


O pior

O argumento é demasiado básico, para além de ser uma reciclagem de vários universos já vistos e revistos, muitos deles de filmes anteriores do próprio Cameron.

A duração demasiado longa. Com menos meia hora, seria muito melhor.

Eu vi a versão 3D e gostei.

A não perder.

sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009

hoje sinto-me assim...



...estou cá com uma constipação/gripe/sei lá o quê...:(

quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

o primeiro passo...

...está dado. Agora vamos ver se a discussão em Janeiro na Assembleia da República leva à aprovação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e acabar assim com uma discriminação absurda!

sábado, 12 de Dezembro de 2009

a minha mãe...

...como já aqui disse anda na Academia Sénior, uma coisa para acalmar o tédio e a solidão e tem vários ateliers, um deles é de escrita. O trabalho desta semana era "faça um pequeno texto em que tem que se vender como se fosse um objecto". Hoje a minha mãe mostrou-me o que escreveu. Passo a transcrever:



PEÇA ANTIGA VENDE-SE

Está patinada pelo tempo. Tem 74 anos de idade e a vida não a tratou muito bem. É de prata de lei e em tempos foi muito bonita e valiosa. O que o tempo faz às coisas: deforma-as mas pela antiguidade são valiosas. Venha apreciá-la e depois pense se lhe interessa ou não.


opá, adorei e quase que me vieram as lágrimas aos olhos.

uma excelente surpresa


Muito interessante o novo Amenabar. Retrata a ascenção do cristianismo em Alexandria em 300 e picos depois de Cristo e como ela se sobrepôs a todas as outras culturas religiosas. É sobre convulsões sociais, mudança, manipulação ou seja tudo o que as sociedades modernas estão habituadas. É um filme complexo em que o pano de fundo funciona como um grande mosaico de uma sociedade em mudança e que faz pensar em muito do que acontece hoje em dia. Mas não é seca nenhuma, não é um pastelão histórico, vê-se muito bem. Aliás, para mim é um dos melhores filmes do ano.

sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

terça-feira, 8 de Dezembro de 2009

santa is back in town

Eu adoro o natal mas o R. odeia. Hoje andámos a comprar algumas prendas e este era o espírito dele. Já o estou a ver a espalhar este cartaz pela cidade.

segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009

fantásticas...

...as fotografias do National Geographic's International Photography Contest deste ano.







A galeria completa pode ser vista aqui:

http://www.boston.com/bigpicture/2009/11/national_geographics_internati.html

domingo, 6 de Dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de Dezembro de 2009

delicioso...

...este spot espanhol que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cannes em 2000.

terça-feira, 1 de Dezembro de 2009

bon appétit



...ou seja um argumento engraçado, realizado com alguma desenvoltura, bons ambientes e excelentes actores. Vê-se bem numa tarde chuvosa. Sai-se bem disposto e a Meryl Streep tem uma interpretação notável. Como sempre, aliás. Apesar de conhecermos bem a actriz, acabamos sempre por acreditar mais na personagem. Ela consegue dar uma espessura aos papéis como ninguém e isso é comovente no trabalho de um actor.