quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

o jardim onde vivemos

Este foi o título português para um dos mais extraordinários filmes do Vittorio de Sica, um realizador incontornável do reo-realismo italiano mas não só. O filme data de 1970 e conta a história de uma família aristocrática judia de Ferrara nos anos 30, que tem uma propriedade enorme no centro da cidade, onde os filhos da família e os seus amigos passam a maior parte do tempo a descobrir os prazeres do fim da adolescência. Mas com a chegada de Hitler ao poder e do fascismo a Itália, tudo vai mudar. Radicalmente.


É um filme sobre a perda da inocência, dos sonhos da juventude e do fim de uma era que vai transformar tudo e todos. Com uma fotografia magistral do grande Ennio Guarnieri que vai gradualmente mudando dos tons solares para os tons frios e invernais à medida que a narrativa avança, "O Jardim dos Finzi Contini" é uma obra profunda e intimista.


De salientar um cast notável, com alguns dos melhores actores da época, a saber Lino Capolicchio, Dominique Sanda,Fabio Testi, Romolo Valli...


... e o Helmut Berger, lindíssimo, num das suas primeiras e melhores interpretações.


O filme ganhou o óscar para o "Melhor Filme Estrangeiro" em 1971. Descobri no YouTube uma versão integral do filme e aqui o têm todinho só para vocês. Não percam.

Sem comentários:

Enviar um comentário