sábado, 10 de abril de 2010

jardim zoológico de porcelana

Ontem foi dia de almoçinho cultural e como nos faltava ver o Jardim Bordalo Pinheiro eu, a PM e a B voltámos ao Museu da Cidade. Sei que estas peças, muitas vezes associadas à loiça das Caldas, geram posições extremadas. Ou se adora ou se odeia. Eu sou da opinião dos primeiros. Acho-as geniais.





Os habitantes do Jardim do Buxo – assim chamado pelo tipo de arbusto que nele existe –, são reproduções de peças desenhadas por Rafael Bordalo Pinheiro na época em que fundou a Fábrica das Caldas. Nesse período, o ceramista criou milhares de peças, muitas delas de grandes dimensões, que hoje em dia são muito raras.





Esta ideia de voltar a fazer um jardim habitado pelos bichos de Bordalo Pinheiro, no centro de Lisboa, partiu de Catarina Portas e teve a concepção artística de Joana Vasconcelos.





Destas peças destacam-se algumas representações animais e vegetais das quais, até aos dias de hoje, conhecíamos apenas alguns sobreviventes (como a vespa ou os sapos namoradeiros) ou através de fotografias de peças que estiveram no Pavilhão Português da Exposição Universal de Paris, em 1889.






As eternas andorinhas. Nós temos duas no nosso terraço.





No Jardim dos Buchos e nestes que lhe são contíguos, passeiam-se verdadeiras aves do paraíso.








A visita vale a pena e os jardins são muito relaxantes.

O Jardim Bordalo Pinheiro fica no Museu da Cidade (Campo Grande, 245) e está aberto no mesmo horário do Museu (terça a domingo das 10.00 às 1300 e das 14.00 às 18.00).

Este post teve a ajuda à produção da "Time Out" lol

Sem comentários:

Enviar um comentário