quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Biblioteca Joanina de Coimbra


A Biblioteca Joanina é uma biblioteca do século XVIII situada nas dependências da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Apresenta um estilo marcadamente rococó, sendo reconhecida com uma das mais originais e espectaculares bibliotecas barrocas europeias. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.





A Joanina reúne cerca de 70 mil volumes, a maior parte dos quais no andar nobre, o único, dos três pisos do edifício, aberto ao público. Aí se conservam os principais fundos de Livro Antigo (documentos até 1800) da Universidade.




Retrato de D. João V na Biblioteca.




Aqui está um sítio onde gostava de ir e nunca fui.

8 comentários:

  1. Sou vizinho, e aconselho. No Verão, esta Biblioteca, acolhe recitais de piano e quartetos de cordas que embelezam ainda mais o espaço. Tenho um amigo de Bruxelas que é mecenas desta biblioteca, contribuindo para a sua conservação.

    ResponderEliminar
  2. É magnífica.
    Só a conheci quando o ano passado fui mostrar Coimbra ao Déjan.

    ResponderEliminar
  3. Tenho mesmo que lá ir e a ideia de assistir a um concerto naquele espaço agrada-me bastante. Vou estar atento à programação do verão.

    Abraços x 3

    ResponderEliminar
  4. Tb lá passei há uns 2 anos. Muito bonita.

    ResponderEliminar
  5. Pelos vistos sou o único que ainda não fui lá :(
    Abraço Sad.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma para pôr na lista, e de bibliotecas nacionais pensava que não estava mal...

    ResponderEliminar