Ontem tivemos almocinho cultural. Eu, a minha amiga PM, o meu sobrinho e um amigo dele fomos ver a muito falada exposição "A Perspectiva das Coisa - A Natureza-Morta na Europa" na Gulbenkian e adorámos.
A exposição tem como ponto de partida as transformações sofridas pela natureza-morta na modernidade, que vai da reinvenção da forma levada a cabo por Cézanne e estende-se a uma série de artistas activos no virar do século. Foi uma época fervilhante em que estes pintores tentaram alargar as práticas radicais do impressionismo e procuraram soluções para a aparente ausência de conteúdo subjectivo, ou seja do tema retratado.
A exposição é extraordinária porque ilustra de forma muito elucidativa, um dos períodos mais interessantes do pensamento e da história da arte do séc. XX. E claro, tem telas deslumbrantes. Eu como sou especial apreciador dos impressionistas deliciei-me com o Van Gogh, Manet, Gauguin e Matisse. Ver ao vivo estas telas é, de facto, um privilégio que às vezes só acontece uma vez na vida. Deixo-vos um pequeno documentário para vos abrir o apetite.
Imperdível.
Museu Calouste Gulbenkian, Av. de Berna 45A, Lisboa - Entrada: 5€
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
bolas, tenho-me esquecido de ir ver esta exposição. E mais um fim-de-semana que passou :(
ResponderEliminarSe gostas de pintura, não percas porque vale mesmo a pena.
ResponderEliminar