sexta-feira, 2 de março de 2012

Fernando Pessoa - Plural como o Universo

Esta semana, o almocinho cultural com a minha amiga PM foi passado a ver esta exposição que recomendo vivamente. É uma excelente aproximação ao mundo do Pessoa, que apesar de bastante complexo, é aqui mostrado com bastante clareza. Está muito bem montada, num espaço amplo e multifacetado onde as novas tecnologias estão bem aproveitadas. Mas vou-me socorrer do texto de apresentação da exposição para vos dar uma ideia melhor.
Exposição dedicada a Fernando Pessoa e aos seus heterónimos, que pretende mostrar toda a multiplicidade da obra do grande poeta de língua portuguesa, conduzindo o visitante numa viagem sensorial pelo universo de Pessoa, para que leia, veja, sinta e ouça a materialidade das suas palavras.
Fernando Pessoa, Plural como o Universo tem várias componentes. Um dos espaços é reservado à apresentação, em compartimentos delimitados, do ortónimo e dos quatro mais importantes heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares. Noutra parte, encontra-se uma recolha de textos, cuja tónica é mostrar como puderam conviver, no espírito de Pessoa, os heterónimos, os escritos autointerpretativos e todos os outros projetos que o poeta ia desenvolvendo, num processo dinâmico e simultaneamente solitário. A exposição inclui ainda documentos inéditos, pinturas e alguns objetos nunca antes expostos em Portugal.
Fundação Calouste Gulbenkian; Todos os dias 10h-18h; Entrada: 4€

8 comentários:

  1. Muita vontade de ver essa mostra, adoro o Pessoa... da grande familia dos melancolicos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena não estares aqui mais perto porque a exposição é muito boa. Também adoro Pessoa, aliás é impossível não gostar. O homem é um génio multifacetado. Abraço.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Para estudantes custa 2€
      E não sei se sabias mas o museu da gulbenkian (não sei se ainda será assim) tinha entrada gratuita devido a umas obras de restauro... Penso que ainda está assim, eu fui lá a semana passada e nesta irei ver a do Pessoa ^^

      Eliminar
    2. É sempre bom saber essas coisas.
      Vai porque a exposição vale mesmo a pena.

      Eliminar