quarta-feira, 24 de julho de 2013

Turquia -(XII) Antalya - Side

No penúltimo dia, fomos até Alanya que fica a 145km de Antalya, à Cleópatra Beach, uma das praias mais conhecidas da região e que se chama assim porque consta que a famosa rainha egípcia se banhou nestas águas. Embora tenha uma localização muito bela, com as muralhas do castelo a verem-se da praia, tem demasiada gente.
De qualquer forma, passámos o dia na praia e a meio da tarde fomos para Side porque não me queria vir embora sem passar por lá e ver o Templo de Apolo. Aliás gostava de ter explorado mais aquela zona mas os dias, mesmo de férias, continuam a ter 24 horas. XD
 
Side foi fundada no século VII a.C. e já foi uma importante cidade da antiguidade . Com um pequeno porto natural, indicado para embarcações de pequenas dimensões, a cidade a transformou-se numa das mais importantes da Panfília, região meridional da Ásia Menor, que se estende do Mediterrâneo até os montes Tauro. Hoje em dia é local absolutamente turístico, conhecido pelas magníficas ruínas-já tinham fechado quando chegámos :( -,  a sua costa de praia e pela zona do porto repleta de restaurantes, lojas e bares.


As ruínas do templo de Apolo estão sítio estratégico do porto e ficam mesmo frente ao mar. Se aquilo não é um portal do tempo, é muito parecido. :)

O templo é em estilo coríntio e tem um espectacular friso com Medusas, que supostamente corria à volta de todo o edifício como se pode ver aqui.

Eu adoro Medusas, é a minha figura mitológica de eleição.
E como diria a Marguerite Yourcenar, o tempo é um grande escultor.
Saímos de lá ao pôr do sol. 

12 comentários:

  1. Muito fixe ;)

    Abraço amigo Arrakis, que já estamos com um pé quase no fim de semana :D

    ResponderEliminar
  2. Parece ser muito mais interessante a cidade que a praia.

    ResponderEliminar
  3. Que belo final fotográfico...
    Eu sou discípulo de Apolo, por isso gostei de conhecer.

    ResponderEliminar
  4. That was one fantastic trip! Loved the bay with the fortifications over looking it :) The market looks fantastic and what a magnificent sunset to end the day :D beautiful!

    ResponderEliminar
  5. Realmente, a Turquia "helenizada" é fantástica. A visitar, apenas iria às zonas de influência grega :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as mais interessantes. Só me falta publicar um post sobre Perge que é um sítio arqueológico fantástico. Acho que irias adorar. :)

      Eliminar
  6. Uma preciosidade! Tiraste fotos magníficas. *-*

    E a limpidez da água, mais uma vez... se bem que a arquitectura dá "cabo de mim" (no melhor dos sentidos). Tens noção de que vibro com isto (salvo seja!)? LOL :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fico louco com as ruínas, não só pela beleza mas pelo espanto que me causa serem tão evoluídos naquele tempo. :)
      Quando lá fores, vais-te passar :)

      Eliminar