sexta-feira, 19 de junho de 2009

conversa altamente racista



Se há coisa que não aceito e repudio são atitudes racistas. Não consigo compreender mesmo. Ainda noutro dia ainda fiquei de boca aberta. Nem queria acreditar.
A nossa mulher a dias é angolana, mulata e calhou estar em casa a fazer umas coisas quando ela veio trabalhar. Estava a engomar na cozinha com uma ar muito abatido e eu perguntei-lhe o que se passava para estar naquele estado. Vieram-lhe as lágrimas aos olhos e começou a desabafar.
Ela: É que o meu filho mais velho vai casar com uma preta – disse ela tal e qual!
Eu: Com uma preta?????????
Ela:Sim com uma preta retinta de Cabo Verde, daquelas pretas, pretas!!!
Eu: Então e qual é o mal ?!?!
Ela: Os meus netos vão sair pretos e isso não está bem. Todos os meus outros filhos (que são mais 4) são mulatos, clarinhos e casaram todos ou com brancos ou com mulatos. Os meus netos são lindos, com olhos azuis ou verdes, com o cabelo lisinho e são practicamente brancos, quem os vê não dá por nada...
Eu: Ó S., isso é um disparate, o seu filho vai casar com a mulher que ama e não com a côr da pele dela!
Ela: Eu e o Pai já lhe dissemos que estamos contra...então o meu marido (que também é mulato) odeia pretos...
Eu: :O – começei a alucinar
Ela: Aquela preta fez-lhe um feitiço qualquer...senão ele não casava com ela.
Eu: Ó S, não vê que o que está dizer não faz sentido nenhum, a cor da pele não faz uma pessoa, por dentro somos todos iguais, temos o sangue da mesma cor, temos um coração igual, um cérebro igual...
Ela:Isso é que não, porque os pretos são mais estúpidos, são mesmo...
Eu: Não estou a acreditar no que estou a ouvir...
Ela:É verdade- disse-me ela com um sorriso escancarado.
Eu: Olhe S. nunca pensei que fosse racista. E a S. nunca se sentiu discriminada?
Ela: Só pelos pretos...

Levantei-me e saí antes que a despedisse. Não dá para acreditar como as pessoas podem pensar e agir assim. :/

Sem comentários:

Enviar um comentário