segunda-feira, 8 de junho de 2009

este país não é para velhos...

...nem para novos, nem para ninguém. Neste portugal dos pequeninos, quem tenta fazer alguma coisa diferente, ser empreendedor e arriscar, é irremediavelmente castigado, incompreendido e olhado como um atrasado mental que se meteu onde não devia. De facto, o nosso povo gosta de ser assim, terceiro mundista, tacanho e, no mínimo, estático. Não tem visão, não tem amplitude de espírito, muito menos coragem e audácia de ir um pouco mais longe.
Sim, custa-me mas apetece-me falar disto. Eu e o R temos uma loja que vai fechar este mês. Foi um sonho muito acarinhado por nós e antes de abrir a loja ao público demorámos 2 anos a montar todo o projecto. Um dos factores que nos fez arriscar foi escolhermos uma àrea que não existia de todo em Portugal e que embora fosse um nicho de mercado tinha potencialidades para poder vingar. E a razão era simples, se havia tantas lojas do mesmo género pela europa fora com sucesso e tanta malta portuguesa a comprar lá quando ia de férias ou encomendar os mesmos artigos pela net, porque não ter uma cá? Viajámos para feiras, fizemos contactos, parcerias, descobrimos fornecedores, alugamos um espaço, enfim tudo o necessário para depois podermos abrir com uma oferta de qualidade e excelentes preços. E há 3 anos e 2 meses abrimos as portas pela primeira vez.
Durante dois anos as coisas correram bem, embora sempre a ser massacrados com os chulos do governo a sacar impostos: é o irc, o irs, os pagamentos por conta trimestrais, enfim é mesmo à fartazana. E nós como nunca quisemos ter preços altos, pois já bastavam as crises em que andamos sistematicamente e o pessoal sempre sem dinheiro, mantivemos os preços a que tinhamos proposto e posso-vos garantir que durante este tempo todo, nunca aumentámos os preços. Mas fomo-nos ressentindo.
E claro, as últimas crises e depressões da economia mundial, acabaram connosco. O fisco aperta à força toda e as pessoas não compram. Gostam muito, adoram...mas comprar nada. E não as culpo, a nossa loja não vende produtos de primeira necessidade e primeiro tem que se pôr comida na mesa, ir à farmácia aviar as receitas e pagar a escola dos filhos. Percebo perfeitamente. Mas também vejo que nenhuma das nossas congéneres europeias fechou e a crise não é só cá. Este país é assim, pronto. Está tudo dito.

Entendam isto como um desabafo. Povavelmente disse algumas coisas injustas neste post mas é como me sinto neste momento. Nem quero desencorajar quem está prestes a montar o seu negócio. Há que ir à luta, furar e tentar construir algo novo para nós e para os outros porque onde uns falham outros vencem. E a esperança é sempre a última a morrer.



4 comentários:

  1. Bom, já diziam o romanos quando aí chegaram. eles diziam que o povo dai(Portugal) eram um povo muito estranho que não se governavam e que também não e deixava governar.

    Lamento o facto de terem que fechar a vossa loja, afinal era o vosso trabalho ao qual dedicaram os vossos eforços.

    Mas em Portugal é mesmo assim e existe um ditado muito popular que diz "santos da casa não fazem milagres".

    Apenas te posso dizer que trabalho num operador turistico Belga que tinha como objectivo entrar no mercado portugues. Para teres uma ideia do que quero dizer. Uma viagem para a Costa rica/Honduras/Belize ficaria pelos 700 euros. Nós vendemos a este preço para dois grandes operadores de Portugal, que depois vendem ao publico que estão nos calogos. O que vendemos aos operadores podia ser o preço para o consumidor final .

    mas o programa vende mais se tiver o simbolo dos operaores portugueses.

    Decidimos e fizemos um inquerito em conjunto com um operador espanhol no aeroporto de lisboa, porto e faro e também via telefonica. 80% dos inquiridos disseram que preferiam pagar mais, pois significava mais QUALIDADE....

    Como não aumentaram os preços... Pode ter sido uma hipotese.

    Apesar das imensas dificuldades para entrar no mercado portugues por causa dos impostos (só temos ajuda do estado se criarmos mais de 1500 postos de trabalho e as pessoas tiverem todas contraos sem termo.

    Repensem o vosso corebusiness, e 3 anos já é muito tempo de notoriedae, não deixem cair assim tão facilmente esse projecto.

    Abraço
    Miguel

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  2. Miguel, obrigado pelos teus comentários. De facto há coisas incríveis, "preferir pagar mais porque isso significa mais QUALIDADE" !?!?! :/ está tudo louco...por essas e por outras é que tenho pessoas conhecidas que regressam de férias fubibundas porque o hotel não era nada do que tinham visto na agência, a net não funcinava, a piscina estava em obras, enfim...
    Quanto à nossa loja, aumentar os preços não era hipótese pois se os clientes já estavam a comprar menos com aqueles preços, então com preços mais altos podia ser o descalabro. Pelo contrário, houve artigos em que ainda baixámos mais os preços.
    A nossa loja tem muita notoriedade mas durante este tempo todo fomos investindo, investindo, sempre com esperança que as coisas mudassem, e como não houve retorno a corda tanto esticou que acabou por partir.
    Abraço e volta sempre.

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  3. Infelizmente Portugal não tem assim grande futuro...
    Ainda teria de crescer muito em termos de mentalidade.

    Pensem positivo!

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  4. Pensar positivo, that´s right! E andar prá frente, que não vale a pena chorar sobre leite derramado.

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