segunda-feira, 22 de julho de 2013

Turquia -(XI) Antalya - Aspendus

Neste dia quisemos ir explorar as praias usadas pela população. Como queríamos ira a Aspendus, fomos na direcção de Lara  e descobrimos esta bastante mais desafogada.

A curiosidade desta foto é aquela mãe a dar banho aos filhos completamente vestida. Não se percebe, mas eram dois gémeos.
Depois de uma manhã bem passada naquelas águas maravilhosas, fomos até Aspendus.





O Teatro de Aspendus e um dos teatros greco-romanos mais bem preservados. Com um diâmetro de 96 metros, tem lugares para 7000 espectadores. O teatro foi construído em 155 d.C. pelo arquitecto grego Zenão durante o reinado do imperador Marco Aurélio, e sofreu restaurações periódicos, até que no século XIII foi transformado num palácio pelos seljúcidas.
Tinha um tecto inclinado de madeira que cobria o palco, assim como 58 mastros cujos encaixes foram descobertos nos níveis superiores do teatro. Sobre estes mastros era colocado um velarium, uma espécie de lona que podia ser puxada sobre a audiência, para lhe dar sombra e protecção.

O frontão do palco estava coberto de estátuas, muitas delas agora no museu de Antalya.





































Alexandre, O Grande


















Saquei esta foto da net porque  mostra o desenho arquitectónico do espaço, que é no mínimo, impressionante.
Aspendus é certamente um dos mais belos teatros que já vimos e ainda mantém as suas funções. Tem espectáculos de música, ópera e ballet frequentemente. Quando lá estivemos havia uma representação da Carmen de Bizet.

10 comentários:

  1. Adorei o teatro.
    Impressionante ainda ser local em tão boas funções, quase originais.
    Mas igualmente impressionante, e por maus motivos, a mulher coberta tomando e dando banho.
    Enquanto lia este post, via na tv a noticia da libertação da mulher norueguesa aprisionada durante uma visita de negocios ao Dubai após ter sido violada e apresentado queixa às autoridades que a prenderam e mantiveram isolada durante os primeiros 4 dias de cárcere, ao fim dos quais, só então, teve direito a uma chamada breve de telefone. Eu cada vez duvido mais, um dia, colocar os pés em países surrealmente indecentes em direitos humanos, em viagem de turismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teatro é magnífico e está no meio das ruínas da cidade que também são igualmente interessantes. A antiguidade clássica fascina-me.

      Não soube dessa notícia mas compreendo perfeitamente o que sentes, sobretudo nestes países muçulmanos onde a liberdade é escamoteada e as mulheres são tratadas abaixo de cão. Não é meu hábito visitar países assim, países muçulmanos só conhecia as Maldivas, mas às tantas dei por mim a pensar que se não conhecer os sítios (desde isso que não implique riscos sérios) não posso ter opinião própria.

      Eliminar
  2. Dava-me logo uma coisa a ver a Carmen num sítio assim! Nunca estive num teatro romano, para além do de Lisboa e é o que se sabe. :/ Mas estou ansioso por ver outros xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser um espectáculo, no verdadeiro sentido do termo. E no início da temporada deram a 'Aida' que também deve ser gira de se ver com aquele background. :)

      Eliminar
  3. De facto, a Turquia tem monumentos mais bem conservados, porque os Otomanos não fizeram trocas com os Ingleses e Franceses lololollololololol

    A Grécia, pelo contrário.Foi desvastada pelo acordo dos Otomanos com os Ingleses, onde consistia:

    Se fosse descoberto ouro, era entregue aos Otomanos. Os Ingleses poderiam levar todas as pedras que encontrassem, quisessem e pudessem carregar...

    Abraço amigo Arrakis e tem uma excelente 3^feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia disso em relação à Grécia mas não à Turquia. Está-se sempre a aprender. :)

      Abraço amigo Francisco que amanhã entramos na contagem decrescente para o fim de semana. :D

      Eliminar
  4. what a fantastic amphitheatre that is! so glad you are sharing your experience with us here...:)

    PS: finally posted the pictures of my day trip, "some of them at least...the rest are on my fb page :P"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      I have already commented :)
      What a beautiful trip! The water is so transparent...wish i could dive there:)
      Hugs.

      Eliminar
  5. Espectacular aquel teatro.... sol, mar e ruinas, que mais pode pedir a gente ?

    ResponderEliminar