Só recentemente descobri que um dos meus ilustradores preferidos de sempre era gay (nada que eu não desconfiasse, a sua arte é nitidamente homo-erótica.
J. C. Leyendecker (1874 - 1951) foi um dos mais proeminentes ilustradores americanos do início do século passado, ficou célebre pelas mais de 300 capas que fez para o "The Saturday Evening Post" e pelo trabalho que desenvolveu para importantes campanhas publicitárias como a Arrow Collar, Kellog's,Chesterfield entre muitas outras.
Por incrível que pareça, segundo os seus biógrafos, Leyendecker era assumidamente gay e socialmente aceite pela fina flor da época, e estamos a falar das décadas 1910/20/30.
Mas vamos ao que interessa, segundo os biógrafos, em 1901 ele conheceu Charles Beach, então um rapaz com quinze anos que se tornou seu amante e modelo favorito. Durante as duas primeiras décadas ele aparece em toda a obra do artista protagonizando uma das mais iconográficas campanhas de sempre, a da "Arrow Collar". Foi conhecido como o "Arrow Collor Man" e diz-se que recebia mais cartas de fãs do que o Rudolfo Valentino.
Viveram juntos até à morte de Leyendecker em 1951.
Vale a pena (re)descobrir a obra deste genial ilustrador. Basta googlarem o nome e aparece-vos uma série de sites interessantes e com belíssimas ilustrações.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário