sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

os cofres fortes do MUDE

O almoçinho cultural de hoje foi dividido por várias partes, já que o MUDE tem neste momento 5 exposições. No entanto duas delas cativaram-nos totalmente. A primeira já falei no post anterior e a segunda é esta visita às caixas fortes do antigo BNU e actual sede do museu. Um espaço fascinante e muito curioso, que faz disparar a imaginação e que apresenta uma exposição com um conceito bastante interessante e até surpreendente.


Os cofres fortes do antigo BNU - Banco Nacional Ultramarino, actual sede do MUDE, em Lisboa, guardaram durante mais de 50 anos dinheiro, jóias e várias riquezas mas acolhem agora um bem vivo de toda a Humanidade, um valor capital do qual depende a nossa sobrevivência: as sementes.


De acordo com a directora, este é um espaço único, não só na cidade, mas também na Europa. "São cofres, como em qualquer banco, que guardam riquezas várias e dinheiro. É um espaço que vai surpreender todos pela sua qualidade e também pela inovação ou pelo arrojo de o apresentarmos com as sementes".


"A ideia da abertura destes cofres ser feita através de uma instalação de sementes surgiu porque estamos a terminar o Ano da Biodiversidade e porque se fala cada vez mais de bancos de sementes", sublinhando ainda que é a primeira vez que os cofres são abertos ao público.




"Sementes, Valor Capital" reúne 500 espécies diferentes de sementes que demonstram a diversidade da cultura e da agricultura portuguesas e pretendem substituir a riqueza inicial dos cofres por uma riqueza que é de toda a humanidade e que também ela é exemplar de um design, um design da Natureza.



"Sementes: Valor Capital" em exibição até 20 de Março.

ENTRADA LIVRE

MUDE
R. Augusta, 24 - 1100-053 Lisboa
Tel. + 351 218 886 117

Aberto diariamente (excepto segundas-feiras)
10:00-20:00 (22:00 - sexta e sábado)

Sem comentários:

Enviar um comentário