quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Teatro Romano de Lisboa

No último 'almocinho cultural' a minha amiga PM levou-me a um sítio que eu nem sequer sabia que existia em Lisboa, o Teatro Romano. Contorna-se a Sé pelo lado esquerdo de quem sobe, galgam-se estas escadinhas...
...e vai-se dar ao Museu do Teatro Romano.
O Museu contém poucas peças do antigo Teatro, basicamente algumas colunas e elementos arquitectónicos, que terão adornado o espaço cénico em época romana. Instalado num edifício seiscentista, remodelado ao longo dos séculos, o Museu do Teatro Romano engloba múltiplas áreas onde se expõem testemunhos arqueológicos. Estes vestígios remetem-nos não apenas para a época do Teatro (séc. I), mas também para outros vestígios que testemunham uma intensa ocupação deste local.
O Museu tem uma vista deslumbrante.
Visto o Museu, atravessando a porta do pátio e a Rua de S. Mamede, o espaço museográfico prolonga-se pelo outro lado da rua, onde podem ser vistas as ruínas do antigo Teatro romano da cidade de Olisipo que à época seria assim.
Mas o que se vê é isto.
Consegue-se perceber a configuração do Teatro e alguns pormenores interessantes. Eu como adoro ruínas e 'ver pedras' como alguns lhe chamam, adorei.
Aqui podem ver uma reconstituição digital do espaço em 3D. A entrada é gratuita. Podem ler mais no site do museu em www.museuteatroromano.pt

7 comentários:

  1. Tenho de levar alguém num date a este local =p Thanks lol

    ResponderEliminar
  2. Bemmmmmm! Seria enorme! Com dificuldade imagino esta dimensão naquele espaço ali na Sé! Muito giro! Bj

    ResponderEliminar
  3. PM - Certamente grande parte continua soterrada, imagino. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Pinguim - Quando estiveres por aqueles lados, dá lá um salto que vale a visita.

    ResponderEliminar
  5. Fui lá há alguns anos, apenas às ruínas do Teatro Romano. Agora tenho de ir ao museu.

    ResponderEliminar