terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vik Muniz

No almocinho cultural desta semana, ao chegar ao CCB, tivemos a agradável surpresa de ver que a exposição do artista brasileiro Vik Muniz tinha sido prolongada até 29 de Janeiro.


                     Material : soldadinhos de plástico

O Vik Muniz tem um percurso interessante, começou por ser escultor e ao fotografar as peças que criava para vender por catálogo, apaixonou-se pela fotografia. Portanto pode dizer-se que ele é fotógrafo (e de facto o que nós vemos são fotografias) mas o trabalho conceptual e estético por trás dessas criações é surpreendente. Sobretudo na utilização dos materiais.

                                 Material : chocolate

A maior parte do seu trabalho fotográfico pertence a séries às quais se dá o nome de "quadros". Um quadro pode ser qualquer coisa: pintura, desenho, fotografia. Na verdade, as fotografias de Muniz são quadros, são mais do que imagens fotográficas de cenas e objectos captados por uma câmara fotográfica. Empregando a fotografia apenas como um meio para sintetizar uma complexa selecção de ideias inter-relacionadas, considerações técnicas e inquietudes intelectuais, Muniz reuniu, às vezes numa só imagem, temas que questionam a complexidade da percepção visual, desde a história de arte, as técnicas criativas e documentação, a assuntos mais sociais e políticos. 
 
                                         Material : lixo

Vik Muniz não cultiva a cópia como uma simples nova leitura ou captação de um processo apenas para a obtenção da composição de uma imagem. Ele não está interessado apenas em cópias perfeitas, pastiches de obras reconhecidas ou de fotos famosas. O que se percebe é que, a partir de uma imagem - a partir de uma representação - na solidão da paciente elaboração de seus trabalhos, ocorre uma positiva diversidade na opção de meios para as suas "matrizes" - papéis perfurados, algodão, chocolate líquido, açúcar, lixo, arame, pó, serradura, geleia, alfinetes. Via Infópédia.
 
                           Materiais: caviar e diamantes.



Se puderem, não percam. Está no CCB e é gratuita. Só até 29 de Janeiro.

2 comentários:

  1. Distrai-me e tb ainda n fui ver...
    Assim ainda consigo ir ver este fds :p

    ResponderEliminar
  2. Vai que vais gostar. O trabalho dele é muito bom mesmo.

    ResponderEliminar