"Busto de Nefertiti", de Tutmês - 1345 a. C.
O busto de Nefertiti, que tem quase 3.400 anos e mede cerca de 50 centímetros de altura, foi encontrado em estado quase perfeito, somente os lóbulos das orelhas estavam lascados. Trata-se de uma obra inacabada. A prova encontra-se no olho esquerdo da escultura, que não tem a córnea inscrustrada. Supõe-se que esta teria desprendido quando o busto foi encontrado, mas estudos posteriores revelaram que esta nunca foi colocada (por motivos místicos) para não causar inveja as deusas do Egito.
Nefertiti (c. 1380 - 1345 a.C.), mais conhecida como "Rainha do Nilo", foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito , esposa principal do faraó Amen-hotep IV , mais conhecido como Akhenaton .
O nome Nefertiti significa "a mais Bela chegou".
Uma equipe de arqueólogos alemães , liderada por Ludwig Borchardt, descobriu o busto em 1912 , no ateliê de Tutmóses em Amarna , no Egito, e ele foi desde então mantido em diversas localidades da Alemanha . Atualmente está em exposição no Neues Museum , em Berlim, onde era exibido antes da Segunda Guerra Mundial.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A história de Nefertiti e do inusitado faraó, seu esposo, Akhenaton, é um periódo muito interessante na cronologia do Egipto Antigo.
ResponderEliminarÉ de facto. E o Akhenaton tinha aquela doença estranhíssima que o fazia alto e disforme...é um casal que sempre me fascinou.
EliminarÉ o meu faraó favorito! ^^
EliminarSe gostares de ler, tenta encontrar este livro: "Akhenaton - A Revolução Espiritual do Antigo Egipto".
Abraço :3
Dá-me mais pistas, tipo editora, autor que gostava de comprar.
EliminarExcelente (fotos e texto)! Obrigado!
ResponderEliminarA escultura é conhecida e muito bela, e o texto, muito bom.
ResponderEliminarO texto é retirado de um blog que gosto bastante http://artedescrita.blogspot.pt. Vale a pena a visita.
ResponderEliminarEstivemos lá a olhar para ela! :)
ResponderEliminarQue inveja!!! :)
Eliminar