segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Atlas and the Hesperides


By John Singer Sargent.

5 comentários:

  1. Cada vez tenho mais telas dele, no Pinterest, algumas graças a ti.

    ResponderEliminar
  2. As Hespérides e as maçãs de ouro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não me lembrava...:)

      'O jardim das Hespérides era considerado o mais belo de toda a Antiguidade. Quando Hera se casou com Zeus, recebeu de Gaia como presente de núpcias, algumas maçãs de ouro. Hera as achou tão belas que as fez plantar em seu jardim, no extremo Ocidente.

      O jardim das Hespérides era conhecido como jardim dos imortais, pois continha um pomar que abrigava árvores mágicas de onde nasciam os pomos de ouro, considerados fontes de juventude eterna.

      Para chegar até o jardim havia muitos obstáculos, tais como a gruta das Greias e a gruta das Górgonas. O próprio jardim era povoado de monstros que o protegiam, tais como um terrível dragão, filho de Fórcis e Ceto, e também Ladão, o dragão de 100 cabeças filho de Tifão e Equidna.

      Plínio(( dn}}e Solino relatam apenas dois mortais (Heróis) que encontraram os jardins das Hespérides: Perseu quando fora enfrentar Medusa; e Héracles em um dos famosos doze trabalhos de Hércules.

      Do jardim das Hespérides saiu também o famoso "pomo da discórdia", pelo qual Atena, Hera e Afrodite se submeteram ao julgamento de Páris.

      Via Wikipédia

      Eliminar
    2. Esqueci-me disto que é o motivo do quadro...

      One of the Twelve Labors of the hero Heracles was to fetch some of the golden apples which grow in Hera's garden, tended by Atlas' daughters, the Hesperides, and guarded by the dragon Ladon. Heracles went to Atlas and offered to hold up the heavens while Atlas got the apples from his daughters.

      Eliminar