sexta-feira, 6 de setembro de 2013

egyptomania

A palavra hieróglifo vem do grego e significa “Escrita Sagrada”. É uma escrita formada por desenhos e geralmente utilizada para escrever fórmulas de oferendas, rituais de passagem, o quotidiano dos Faraós e tudo que era considerado sagrado para os egípcios.

Apenas os escribas, os sacerdotes e os membros da realeza conheciam a arte de ler e escrever os sinais sagrados. A escrita hieroglífica é formada apenas de consoantes e semi-vogais. Ela pode ser escrita em colunas ou em linhas e inicia tanto da direita quanto da esquerda. O que vai determinar por onde começamos a ler são para que lado os sinais apontam.


Os hieróglifos eram utilizados geralmente em templos, pirâmides, sarcófagos e em objectos de valor religioso. Existem poucas fontes de outras utilizações deles. Para os assuntos do quotidiano era usado o Hierático, uma versão mais simplificada dos hieróglifos, muito comum em papiros.

Os hieróglifos chegaram a ter cerca de 6900 sinais. Textos escritos nas épocas dinásticas continham mais ou menos 700 sinais, mas no declínio da civilização egípcia já eram usados milhares de hieróglifos, o que tornava a leitura muito difícil, fazendo assim com que o tempo se encarregasse de deixar a escrita em total esquecimento até a sua decifração por Jean Champollion.

8 comentários:

  1. Há uns anos aprendi um pouquinho de escrita hieroglífica, mas já esqueci tudo... Era bem divertido andar a desenhar os "bonequinhos" xD!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo é muito complicado mas fascinante.
      'Bonequinhos'? É mesmo helénico lol XDDD
      Arte pura, my dear! XD

      Abraço e bom fim de semana. :)

      Eliminar
  2. Sempre tive um fascínio pelo Egipto, desde os tempos de escola.

    Um dia irei até lá :D

    abraços

    ResponderEliminar
  3. Um posto histórico, hummm. :) Gostei muito!

    abraço. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o Egipto gostava de fazer alguns... :)
      Abraço Mark.

      Eliminar