sexta-feira, 9 de julho de 2010

biodiversidade

Hoje eu e a PM tivémos almoçinho cultural o fomos ver esta exposição.


O programa Bioeventos 2010, um conjunto de iniciativas de comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade, acolhe a exposição de divulgação científica sobre a diversidade de insectos intitulada "Insectos em Ordem", que está patente nos Museus da Politécnica, em Lisboa, até 28 de Novembro.


O ponto de partida é um desafio: todos podemos aprender os princípios da identificação das espécies de insectos. A partir daí, a exposição está concebida como um labirinto educativo de 600 m2, em que os visitantes têm a missão de identificar a Ordem taxonómica do insecto (preservado em resina) que nos é dado à entrada.


Nós escolhemos este Bicho-Pau e uma Borboleta.


Desta forma, a configuração do espaço submete-se à chave dicotómica usada pelos cientistas, com cada caminho ramificando-se em outros dois, em que o visitante deve identificar o percurso a seguir ao observar as características do seu exemplar, até chegar à identificação da Ordem.


Esta foto mostra a ninfa de um gafanhoto e o seu exosqueleto, que é uma coisa que sempre me fascinou. Aliás o R. colecciona exosqueletos de gafanhotos que encontra debaixo da parreira na nossa casa do Meco.


Ao longo da exposição, os visitantes podem aprender sobre 16 ordens diferentes de insectos, transformando este evento num grande jogo didáctico e interactivo da biodiversidade.


Propõe-se que os visitantes sejam "biólogos por uma hora", identificando insectos enquanto aprendem sobre a sua diversidade no nosso país.


Nós tivémos um excelente guia que engraçou connosco à entrada e andou a explicar-nos tudo tim-tim por tim-tim. Foi fantástico e aprendemos imensas coisas que não sabíamos como por exemplo que os mosquitos não mordem, só as "mosquitas" porque precisam do sangue para poderem conceber os ovos.


Mais ou menos por esta altura da exposição, estava o guia a falar-nos sobre uma memopetra bipénis , uma borboleta que tem duas caudas enormes, quando a PM com o seu ar mais sério do mundo se vira para o guia e diz: ...Mas são mesmo pénis? Após um breve silencio de todos nós e no qual eu ia explodindo a rir à gargalhada lol lol lol ele lá disse que não e seguimos em frente. Foi do melhor!


Aqui a traça com a caveira no dorso celebrizada pelo "The Silence of the Lambs".


A exposição é gira e vale a pena. Escusado será dizer que para quem tem miúdos é uma excelente visita lúdico-didática.


Os adultos pagam 3 euros mas para as crianças e terceira idade é mais barato.

2 comentários:

  1. Não resististe!!!! A minha reputação fica pelas ruas da amargura qual ninfomaniaca que só se interessa por espécies com 2 pénis!!!!! LOLOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  2. Nem penses, a tua reputação é inquestionável!!! lol ; )

    ResponderEliminar