Continuando a etiqueta "Praias da Nossa Vida" que comecei no ano passado, aqui vai mais um verdadeiro pedaço de paraíso na terra: Cayo Largo no mar das Caraíbas. Geralmente quando o destino é Cuba e as pessoas querem fazer praia vão para Varadero que é bonito mas está pejado de turistas.
Pelo contrário, Cayo Largo, que fica sensivelmente a 80 km de Havana e aonde só se chega de avião, é um sossego. Quase não tem habitantes locais, a não ser o pessoal que trabalha nos hotéis e resorts, que também são 7 ou 8, não mais. O resultado são quilómetros de praias paradisíacas e desertas.
Com uma temperatura média de 27 graus, a água é cristalina e de uma beleza rara. A areia de coral é fina e fria, o que permite grandes passeios e ajuda à descoberta de novas praias, cada uma mais espantosa do que a anterior. Escusado será dizer que não saíamos de dentro de água e foi o único sítio onde eu estive que à noite se estava melhor dentro de água do que cá fora.
Os hotéis não são de luxo, mas são bastante agradáveis. Nós ficámos neste, Hotel Villa Lindamar, um conjunto de bungalows muito simpáticos, a uns 10 metros da praia.
Como vêm pelo interior do quarto, não há luxos, mas tinha tudo o que era preciso. Era limpo, tinha casa de banho privativa, televisão e mini bar. O sistema que escolhemos era "Tudo incluído", ou seja refeições e bebidas nos bares à descrição porque aliás, sem ser os restaurantes dos hotéis, não há mais nada.
Outros dos fascínios desta ilha é a fauna e a flora. O mar está cheio de estrelas do mar gigantes e multicoloridas, búzios, tartarugas e peixes tropicais. Mas o que que eu mais adorei foram os pelicanos, que são às dezenas. São um verdadeiro espectáculo. Um dos meus momentos favoritos era ao fim do dia ficar na praia a beber um whisky e a vê-los a mergulhar para apanhar peixe.
De uma forma geral, os cubanos são muitos simpáticos, cultos e hospitaleiros e também por isso adorámos a nossa estadia em Cayo Largo. Se estão a pensar ir a Cuba, é um sítio que aconselho vivamente. É mais barato que Varadero e muito, muito melhor.
Estas fotos foram tiradas da net porque quando viajo faço diapositivos e não os tenho digitalizado. De qualquer forma penso que mostram bem o esplendor desta ilha que apela Robinson Crusoé que temos dentro de nós.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário