quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FRIDA KAHLO - AS SUAS FOTOGRAFIAS

Na semana passada, no nosso almocinho cultural do costume, eu e a minha minha amiga PM, escolhemos ir ver a recém inaugurada exposição "FRIDA KAHLO - AS SUAS FOTOGRAFIAS" no Museu Cidade. Esta mostra exibe um conjunto significativo de fotografias que serviram à pintora mexicana como recordação, ferramenta de trabalho ou como forma de exorcizar a solidão. São objectos pessoais como qualquer álbum de fotografias, e embora existam alguns, que se desengane quem vai à espera de ver múltiplos retratos da pintora.
Esta exposição que mostra uma série de fotografias que pertenciam ao acervo pessoal da artista, na sua maioria desconhecidas, divide-se em seis núcleos: Os Pais: Guillermo e Matilde; A Casa Azul; O Corpo Acidentado; Os Amores de Frida; A Fotografia e a Luta Política. Não se pretende apresentar uma cronologia da vida e obra de Frida Kahlo, mas antes, mostrar pedaços da sua história pessoal e da sua intimidade, de um país e de uma época, permitindo também descobrir novas facetas de uma das personalidades mais complexas e enigmáticas do século XX. (texto do site da exposição)
Uma das particularidades desta exposição é a recriação de um altar dos mortos bem colorido ao estilo mexicano, para que fiquemos também a perceber melhor a tradição e história deste país. Como ela dizia "Por isso a morte é tão magnífica, porque não existe. Só morre aquele que não viveu”.
Esta mostra exibe também um vídeo muito interessante (cerca de 30 minutos) com testemunhos de pessoas que conheceram a artista e não só, onde se podem descobrir várias facetas desta mulher extraordinária. A visitar absolutamente. Museu da Cidade - Pavilhão Preto - Campo Grande, nº 245 - HORÁRIO - 3ª – DOM | 10H-13H/14H-18H - À sexta-feira, encerra às 22h. - Encerra às segundas e aos feriados - Tel. (+351) 217 513 200 - Entrada – €3

1 comentário: