sábado, 5 de maio de 2012

Superlua

Moonrise and the temple of Poseidon at Sounio, Greece.

A Lua estará esta noite mais próxima da Terra e vai estar cheia, fenómeno conhecido por Superlua, que tornará a sua observação espectacular. Isto se o tempo permitir. "A órbita da Lua é uma elíptica, e sábado ocorre o perigeu, quando a Lua está mais próxima, e que coincide com a Lua Cheia", explicou Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, que não realizará actividades de observação para o público, devido às previsões de tempo nublado.

No seu perigeu, a Lua fica a cerca de 360 mil km da Terra, enquanto no apogeu a distância é de 400 mil km. Por isso, a Lua vai parecer esta noite 14% maior e 30% mais brilhante. O perigeu ocorre às cinco da madrugada de domingo, mas a melhor hora para observar o fenómeno será no nascimento da Lua, cerca das 20h00, quando está junto ao horizonte e parece maior.

Apesar de muitos temerem que a Superlua provoque tempestades, os cientistas apenas observaram alterações de centímetros na ondulação. "É um fenómeno regular e cíclico", refere Rui Agostinho. Prevê-se que volte a ocorrer a 19 de Março de 2013.
Via CM.

4 comentários:

  1. Muito bonita a imagem! ^^

    Abraço :3

    ResponderEliminar
  2. O que eu dava para estar ali :)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. E a lua aqui tão perto!
    Agarra-a para aproveitar as noites de luar :)

    ResponderEliminar