quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

a memória do sítio


Para terminar em beleza os almocinhos culturais deste ano, eu e a minha amiga PM decidimos ir ver a exposição «L’Hôtel Gulbenkian, 51 avenue d’Iéna. Memória do Sítio» na Fundação do mesmo nome. Desta vez a minha sobrinha I. também veio, o que tornou esta visita ainda mais agradável.

Foto de Jorge Molder

A exposição dá a conhecer a história da Casa de Calouste Sarkis Gulbenkian em Paris, situada no nº 51 da Av. d’Iéna, em estreita relação com o percurso excepcional do seu proprietário, coleccionador e homem de negócios, e com a Fundação que legou a Portugal.

A casa foi adquirida em 1922 pelo Coleccionador, para aí residir com a família e instalar a sua colecção de obras de arte. Para ilustrar a história deste lugar, desde as obras realizadas e respectivos protagonistas, passando pelas vivências da Casa e a personalidade do seu proprietário, apresentam-se variados documentos, plantas, alçados, desenhos e dispositivos audiovisuais.
(retirado do site da exposição)


A exposição é interessante e revela muito sobre a personalidade do Gulbenkian e dos seus gostos pessoais. Só para terem uma ideia, quem lhe desenhou as banheiras foi o Lalique, que lhe projectou ainda portas e vitrinas. Depois é impressionante ver que a casa estava decorada com todas as obras de arte que hoje estão no Museu Gulbenkian. Os criados deviam tremer cada vez que tinham que limpar o pó lol. O bilhete dá direito também a visitar o Museu, o que faz todo o sentido pois alí podemos ver ao vivo as obras de arte que vemos nas fotografias.

Preço: €4
Onde: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

3 comentários: