quarta-feira, 16 de março de 2011

Jardins e Museu do Traje

Sexta -feira passada eu e a minha amiga PM tivemos almoçinho cultural e desta vez escolhemos o Museu do Traje e os seus jardins.


O Museu reúne peças de traje civil de âmbito nacional e internacional desde o século XVII à actualidade. Salienta-se o núcleo de traje de corte setecentista e Império. As colecções de acessórios incluem uma variedade de tipologias como botões, leques, malas, chapéus, sapatos, xailes e roupa interior.


No entanto o Museu está, neste momento a meio gás, depois das cheias que em 2004 destruiram o rés-do-chão e a cave. Neste momento só o primeiro andar está aberto ao público com uma diminuta colecção de trajes do sec. XIX e XX, pois nas restantes salas está a ser montada uma nova exposição. Nesse aspecto, não tivemos muita sorte. Notamos também que o belo Palácio do Monteiro-Mor (Sec. XVIII)está a precisar urgentemente de obras de restauro e conservação. Os estuques e os frescos estão a descascar, a iluminação é altamente deficiente, aspectos que mereciam uma intervenção urgente.


A segunda parte do almoçinho foi feita a passear pelos magníficos jardins do Palácio.




As condições microclimáticas criadas neste local pela conjugação de inúmeros factores intrínsecos, possibilitam o desenvolvimento exuberante da vegetação, mesmo as espécies exóticas e de mais difícil adaptação, e criam condições amenas de conforto e tranquilidade, tornando-o num dos jardins mais aprazíveis da região de Lisboa.




Bilhete: 4€ (Museu e Jardins)
Museu Nacional do Traje
Largo Júlio de Castilho Lumiar - 1600-483 Lisboa
Tel: (+351) 217 567 620 |

Sem comentários:

Enviar um comentário