quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alexandre Magno - Encontro com o Oriente


Esta foi a penúltima exposição que vimos em Madrid. É sobre a figura de Alexandre, O Grande cujo legado sobreviveu mais de dois milénios tanto na cultura ocidental como oriental. E como sabemos, foi um dos maiores conquistadores, exploradores e descobridores de todos os tempos. Um homem fascinante.


A exposição abre com um curiosíssimo filme 3D intitulado "Alexandria, o sonho de Alexandre" que mostra como era e o que significou na época a cidade fundada por Alexandre. São abordados não só os aspectos arquitectónicas e sociais da cidade, bem como obras míticas como o Farol e a célebre Biblioteca de Alexandria. O filme que dura 12 minutos dá um excelente enquadramento que serve de pontapé de saída para a exposição.


A exposição em si centra-se em torno das expedições e conquistas de Alexandre Magno desde que saiu da Macedónia até à sua morte. Este período que durou apenas 12 anos foi bastante fértil em termos de miscigenação cultural.




A mostra está dividida em dez salas que exploram cada uma das etapas da viagem de Alexandre pela Asia. Entre as peças que podem ver estão mosaicos, bronzes, moedas, armaduras, esculturas e cerâmicas.


São mais de 300 peças vindas de 40 museus de todo o mundo, nomeadamente dos de Atenas, Basileia, Berlín, Bruxelas, Dresden, Copenhaga, Lisboa, Londres, Moscovo, Munique, Nápoles, Paris, Roma, Sofia, Tesalónica, Estugarda e Viena, entre outros. Uma das peças mais importantes da exposição é uma moeda em ouro com a efígie de Alexandre proveniente do Museu Calouste Gulbenkian. Infelizmente não consegui arranjar uma foto mas é a única que aparece no primeiro video.




Uma das peças que mais gostámos e também uma das mais importantes da exposição é este relevo de ladrilhos esmaltados da "Porta dos Leões da Babilónia", uma das jóias de Museu de Berlim.






A exposição ainda pode ser vista até 3 de Maio no
Centro de Exposiciones Arte Canal
Paseo de la Castellana 214, Madrid. Tel: 915 451 506.

Sem comentários:

Enviar um comentário