A inovação tem muitas facetas, e o “Re-Rite. Be the Orchestra” representa, sem dúvida uma delas. Está até 23 de Janeiro em Portugal, no MUDE – Museu do Design e da Moda de Lisboa, trazido pela Gulbenkian. Foi parte do nosso almoçinho cultural de hoje e é espectacular.
O Projecto RE-RITE consiste numa instalação interactiva na qual fluem várias imagens vídeo da Philarmonia Orchestra a interpretar A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, conduzida por Esa-Pekka Salonen. Assemelhando-se a um puzzle, o projecto consiste numa revolucionária instalação digital filmada com 29 câmaras distintas e com microfones em todas as secções da orquestra. As projecções dos vídeos são apresentadas em tamanho maior que o real e acompanhadas do respectivo som em toda a instalação, permitindo observar secções específicas de instrumentos como se o espectador estivesse no meio da Orquestra.
Inclui ainda comentários do maestro e de vários músicos, assim como uma sala de percussões, onde um vídeo informativo conduz o público e mostra o que deve fazer para acompanhar a orquestra. À medida que o visitante vai andando de sala para sala, cada uma delas tem uma projecção dessa secção. O espectador pode 'sentar-se' entre a secção de trompas ou mesmo tentar dirigir ou equalizar o som na mesa de mistura e ouvir tudo junto na régie. Como diz Esa-Pekka Salonen, Maestro Principal e Conselheiro Artístico "Estar no meio de uma orquestra, experimentar a sensação de 101 instrumentistas a lançarem-se a esta peça icónica de música, é uma das descargas de adrenalina mais fortes que existem, que quero partilhar com o mundo."
A residência digital da Philharmonia Orchestra – RE-RITE – foi idealizada para derrubar a barreira que existe entre a plateia (público) e o palco onde se encontra a orquestra, permitindo que o visitante sinta o que é fazer parte de uma orquestra, ou seja: ouvir, ver e sentir o vigor do desempenho na perspectiva dos músicos e acompanhá-los se o desejar. O RE-RITE estreou-se na Bargehouse, na margem Sul de Londres, em Novembro de 2009 e depois seguiu para Leicester em Abril de 2010. Em Maio de 2010, ganhou dois prestigiados prémios da Royal Philharmonic Society nas categorias de Comunicação Criativa e Desenvolvimento de Audiências.
Absolutamente imperdível. Têm mais dois dias para ver e ouvir esta obra espectacular como nunca o fizeram.
RE RITE-Lisboa
MUDE Museu, do Design e da Moda
Aberto diariamente (excepto segundas-feiras) 9-23 jan 2011
10:00-20:00 (22:00 - sexta e sábado)
ENTRADA LIVRE
MUDE
R. Augusta, 24 - 1100-053 Lisboa
Tel. + 351 218 886 117
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário