Esta foi a última exposição que vimos e foi de longe a mais espectacular. Pelo conceito da exposição, pela enormíssima qualidade das réplicas apresentadas e também pela excelente montagem. Antes de entrarmos na zona do túmulo, são projectados 2 óptimos filmes, um sobre o pai de Tutankhamón, Akenáthon, que permite contextualizar os tempos conturbados da sua ascensão ao poder e outro sobre o arqueólogo Howard Carter e as escavações no Vale dos Reis.
A exposição pretende fazer com que os os espectadores "experienciem e vivam" o momento em que o Howard Carter e Lord Carnavon abriram o túmulo intacto do faraó Tutankhamón. São recreadas a antecâmara do túmulo, o túmulo e a sala do tesouro tal qual foram encontradas.
Na segunda parte, estão em exposição todas as peças encontradas no túmulo e que são de cortar a respiração. A qualidade das réplicas é tal que duvido que se me pusessem a verdadeira e a falsa lado a lado, eu acertasse.
Soubemos entretanto pelos jornais em Madrid, que o governo egípcio vai mesmo encerar aos visitantes os túmulos de Tutankhamón e da Rainha Nefertari e que vão ser feitas réplicas para os turistas. O espólio desta exposição vai para a futura réplica do túmulo do Faraó segundo nos apercebemos.
Uma excelente exposição. Deixo-vos com as imagens.
A exposição pode ser vista até 16 de Janeiro (este domingo)
na Casa de Campo em Madrid. Teve 500.000 visitantes.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fabulosa a tua reportagem! Aliás como é teu apanágio! Parabéns!!! Só me apetece dar ali um pulinho a Madrid este fim de semana para não perder esta exposição, pois não acredito que venha a Lisboa....pena!!!! Beijos
ResponderEliminarNunca se sabe, talvez venha. E se vier estás convidada. Se entretanto ganhar o totomilhões, levo-te directamente para o Museu do Cairo lol
ResponderEliminarRealmente, esta tua reportagem está excepcional!
ResponderEliminarÉs realmente uma pessoa maravilhosa, que sabe tirar partido de tudo o que é bom e belo... Os meus sinceros Parabéns !
Não penses que o Facebook me faz esquecer deste teu blog maravilhoso... Eu é que sou uma despistada e muito raramente cá venho... Quem fica a perder sou eu ! Um grande beijo
Graça Outeiro
Obrigado e já sabes que és sempre bem-vinda. Beijos.
ResponderEliminarMuito bom.
ResponderEliminarmuito bom
ResponderEliminar