sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Laboratório Chimico da Escola Polytechnica

Esta semana foi tão atribulada que eu e a minha amiga PM não conseguimos ter o nosso almoçinho cultural, mas como na semana passada o almoçinho teve dose dupla, aqui fica a segunda parte. Visitámos o Laboratório Químico do séc. XIX dos Museus da Politécnica. Vale a pena, é uma verdadeira preciosidade e tem aquela magia de viagem no tempo.


O antigo Laboratorio Chimico, como então se escrevia, foi recuperado na sua traça original e aparece agora quase como seria no século XIX, quando foi construído (c. 1857) e reequipado (c. 1880).


É um espaço único em Portugal e na Europa. É um grande laboratório, com bancadas e equipamento próprio para o ensino universitário e para a investigação, é um anfiteatro, onde os professores podiam fazer experiências frente aos alunos, e inclui ainda algumas salas anexas.


Ao entrar nele, entra-se na vanguarda da química europeia do século XIX. E entra-se também num ambiente belíssimo, onde o tempo e a sábia recuperação do lugar e dos equipamentos criaram uma atmosfera arrebatadora. Não há nenhum outro local assim.


Por um conjunto de circunstâncias - umas boas, outras tristes -, o laboratório não sofreu alterações irreparáveis desde a sua fundação até ao último ano do século XX, altura em que os últimos alunos e professores da Faculdade de Ciências deixaram as instalações do vetusto edifício.


O incêndio de 1978, que destruiu grande parte da Faculdade de Ciências, poupou o laboratório, que até 1999 continuava a ser utilizado por alunos e professores. A circunstância infeliz de não se ter procedido, ao longo do século XX, à actualização das instalações e equipamentos transformou-se na circunstância feliz de existir hoje, em Portugal, um sobrevivente quase perfeito de uma época passada.


Passado mais de um século, depois de ter servido muitas gerações de docentes e estudantes, o velho laboratório manteve-se com a traça original, tendo ainda hoje muitos instrumentos e peças de mobiliário originais.


Provavelmente o último grande laboratório do século XIX da Europa – um tesouro a descobrir, totalmente recuperado em 2007.



Museus da Politécnica
Rua da Escola Politécnica 56,58
1269-102 Lisboa
Tel: 213921800

A entrada custa 4€, mas além do Laboratório também dá para ver a exposição sobre os primórdios do cinema em Portugal.

2 comentários:

  1. Olá caro amigo!
    'Tá muito giro.
    É o A. só para te dizer que naqueles laboratórios ainda fiz algumas experiências e malandrices a colegas (que envolviam gelo, esguichos de àgua destilada e amoníaco - depois te conto!...)na minha saudosa FCL (Fac. Ciências de Lisboa).
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. A P. já me tinha dito. Estou ansioso por essas histórias para nos rirmos um bocado. E o espaço é de facto lindíssimo, imagino o que é ter tido aulas ali.
    Abraço.

    ResponderEliminar