terça-feira, 18 de janeiro de 2011

os primórdios do cinema em Portugal


A semana passada, eu e a minha amiga PM tívémos o primeiro almoçinho cultural de 2011 e a exposição escolhida foi esta. Valeu a pena, digo-vos já.


Um exemplar do Kinetoscópio de Edison ainda a funcionar. Uma delícia.


Esta exposição percorre as primeiras décadas do cinema em Portugal, das primeiras imagens em movimento aos alvores do cinema sonoro.

Das invenções de Edison aos primeiros filmes dos irmãos Lumière, do mundo fantástico de Méliès às primeiras sessões de fotografia animada em Portugal, dos filmes pioneiros de Aurélio da Paz dos Reis aos romances históricos da Invicta Film.






Dos primeiros espectáculos e primeiros filmes aos estúdios e rodagens, passando pelas salas e públicos e estrelas de cinema, sem esquecer os coleccionadores, mostram-se equipamentos, documentos e filmes, que são um testemunho, em Portugal, do nascimento fulgurante desta arte de multidões e da invenção de uma nova indústria no virar do século.








Do olhar penetrante de Rudolfo Valentino e das poses lânguidas de Greta Garbo à massificação da cinefilia através das revistas, dos programas e dos mais variados objectos coleccionáveis que influenciaram as modas e costumes dos rapazes e raparigas de todo o mundo.









Das câmaras de filmar e dos projectores que fizeram o cinema mudo aos pequenos aparelhos que animaram os serões de tantas famílias portuguesas reunidas em torno do ecrã onde desempenhavam sempre o papel principal.









Do primeiro fado cantado no cinema em A Severa às primeiras cenas de comédia à portuguesa de Vasco Santana e Beatriz Costa em A Canção de Lisboa, passando pelo vanguardismo do primeiro filme de Manoel de Oliveira, todas estas histórias não só acompanham como ilustram os tempos da I República, desde o registo fotográfico do 5 de Outubro de 1910 por Paz dos Reis ao trabalho dos caçadores de imagens que calcorrearam o país filmando os mais diversos acontecimentos.





Os cartazes originais de "A Canção de Lisboa" com ilustrações do Almada Negreiros. Quero um, please!!!!


Datas: 10 de Dezembro de 2010 a 29 de Maio de 2011
Local: Museus da Politécnica,
Rua da Escola Politécnica, 58
1250-102 Lisboa
Horário: Terça a Sexta das 10h às 17h
Sábados e Domingos das 11h às 18h
Preço: €4

Sem comentários:

Enviar um comentário