sexta-feira, 22 de junho de 2012

praias da nossa vida - Cayo Largo - Cuba

Mais um post antigo, que fala sobre outra das praias onde mais gostámos de estar.
Continuando a etiqueta "Praias da Nossa Vida" que comecei no ano passado, aqui vai mais um verdadeiro pedaço de paraíso na terra: Cayo Largo no mar das Caraíbas. Geralmente quando o destino é Cuba e as pessoas querem fazer praia vão para Varadero que é bonito mas está pejado de turistas.


Pelo contrário, Cayo Largo, que fica sensivelmente a 80 km de Havana e aonde só se chega de avião, é um sossego. Quase não tem habitantes locais, a não ser o pessoal que trabalha nos hotéis e resorts, que também são 7 ou 8, não mais. O resultado são quilómetros de praias paradisíacas e desertas.

Com uma temperatura média de 27 graus, a água é cristalina e de uma beleza rara. A areia de coral é fina e fria, o que permite grandes passeios e ajuda à descoberta de novas praias, cada uma mais espantosa do que a anterior. Escusado será dizer que não saíamos de dentro de água e foi o único sítio onde eu estive que à noite se estava melhor dentro de água do que cá fora.

Os hotéis não são de luxo, mas são bastante agradáveis. Nós ficámos neste, Hotel Villa Lindamar, um conjunto de bungalows muito simpáticos, a uns 10 metros da praia.

Como vêm pelo interior do quarto, não há luxos, mas tinha tudo o que era preciso. Era limpo, tinha casa de banho privativa, televisão e mini bar. O sistema que escolhemos era "Tudo incluído", ou seja refeições e bebidas nos bares à descrição porque aliás, sem ser os restaurantes dos hotéis, não há mais nada.


Outros dos fascínios desta ilha é a fauna e a flora. O mar está cheio de estrelas do mar gigantes e multicoloridas, búzios, tartarugas e peixes tropicais. Mas o que que eu mais adorei foram os pelicanos, que são às dezenas. São um verdadeiro espectáculo. Um dos meus momentos favoritos era ao fim do dia ficar na praia a beber um whisky e a vê-los a mergulhar para apanhar peixe.

De uma forma geral, os cubanos são muitos simpáticos, cultos e hospitaleiros e também por isso adorámos a nossa estadia em Cayo Largo. Se estão a pensar ir a Cuba, é um sítio que aconselho vivamente. É mais barato que Varadero e muito, muito melhor.

Estas fotos foram tiradas da net porque quando viajo faço diapositivos e não os tenho digitalizado. De qualquer forma penso que mostram bem o esplendor desta ilha que apela Robinson Crusoé que temos dentro de nós.

6 comentários:

  1. obrigada por este magnífico post. nunca, até agora, equacionei em passar férias de praia no estrangeiro, por gostar da minha e por Portugal ter outras praias lindas. contudo, fizeste-me pensar e este local tem, sem dúvida, de ser visitado com a pessoa certa :)
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, mas são praias diferentes, com água muito quentinha lol XD e visitá-las com a pessoa certa é o paraíso. ;)
      Bjs

      Eliminar
  2. Mil vezes preferível do que Varadero, sem sombra de dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Nas Caraíbas, apenas estive na República Dominicana :)

    Pode ser tenha uns trocos para ir a Cuba, agora que a Islândia esta me no goto. LOLOL

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que irias gostar.
      Não conheço a República Dominicana. Vale pena?

      Abraço amigo.

      Eliminar