sexta-feira, 4 de junho de 2010

all day hop on hop off

Hoje eu e a PM tivémos almoçinho cultural e desta vez resolvemos experimentar algo diferente, os percursos turísticos de autocarro pela cidade de Lisboa.

Os ditos autocarros têm vários percursos à escolha e vão parando pela cidade. Os turistas podem sair em qualquer paragem, explorar determinada zona e depois voltar à paragem e subir no autocarro que passar a seguir. Supostamente estão sempre a passar de meia em meia hora.

O conceito por de trás dos nossos almoçinhos culturais tem muito a ver com sermos um pouco turistas na nossa cidade e desfrutá-la o mais possível. É uma pena que muita gente quando vai viajar queira conhecer as cidades estrangeiras mas depois não conhece a sua própria cidade. E Lisboa é uma cidade linda e cheia de verdadeiras preciosidades.

Por tudo isto, a ideia de fazermos este passeio pareceu-nos perfeita, e claro também tínhamos curiosidade em ver como a nossa cidade era mostrada aos estrangeiros.

O percurso que escolhemos saiu do Marquês de Pombal e levou-nos Avenida da Liberdade a baixo...


...Restauradores com o Éden do Cassiano Branco...

...Baixa pombalina, Praça do Comércio...

...Av. 24 Julho, com o seu Mercado da Ribeira...

...e fomos parar a Belém. Aqui descemos.

Fomos dar uma volta pelo Mosteiro dos Jerónimos...

...que é sempre um sitio especial.



Mas uma das razões porque saímos aqui é que queríamos ir ao miradouro do Padrão dos Descobrimentos.

E de facto vale a pena, a vista é impressionante.

Clickem para ampliar.

Eu que não gosto nada de alturas e tenho vertigens fiquei logo com as pernas a tremer lol, mas gostei.





Depois fomos ver esta exposição de fotografia "Lisboa à Beira Tejo- 1860-2010" que documenta a relação da cidade com o seu rio, a evolução da paisagem ribeirinha e outras curiosidades. Muito gira.








O almoçinho em si foi muito frugal, a PM que está a fazer dieta só comeu uma barrita de cereais e àgua, e eu uma sandocha e coca-cola. Depois tomámos um café com esta vista deliciosa enquanto esperávamos pelo autocarro.

Depois fomos fazer o resto do percurso que engloba a Estrela, Rato, Av. Fontes Pereira de Melo, Saldanha...

...e Campo Pequeno. Aqui aconteceu uma boa. Ao darmos a volta à Praça de Touros, de repente aprecem uns putos com uns balões e sacos cheios de água que atiraram ao autocarro lol...a diversão dos putos é molhar os turistas, enfim mesmo coisa de miúdos. Felizmente que era só água, pelo menos têm esse bom senso e até deu para refrescar!

Conclusão, os autocarros funcionam bem, têm informação turística qb em português, inglês e espanhol. Há outros com guias em francês e alemão.

O preço é 11 euros por pessoa por meio-dia, mas há outros itinerários, até para fora de Lisboa como Sintra ou Évora, é uma questão de se informarem. Como já disse estes autocarros saem do Marquês de Pombal.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas fotografias, que de repente me dão vontade de voltar para Lisboa e passar là as minhas próximas férias... Eu gosto tanto desta cidade e, geralmente, deste pais.

    Pode ser que a penultima photo, aquela com o carro vermelho do Correio, seja a rua da Escola Politécnica no Bairro Alto, a pouca distância do Parque do Principe Real ?

    ac

    ResponderEliminar
  2. Exactamente AC, a foto é tirada no Largo do Rato, precisamente onde começa a Rua da Escola Politécnica, que vai dar ao jardim do Principe Real. Conheces bem a cidade :)

    ResponderEliminar