quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

a list for Alex (1)

O Alex lançou este desafio, nomear 7 filmes filmes que de alguma maneira dão sentido à palavra 'favorito'. Aqueles de mesa de cabeceira, os tais que levávamos para uma ilha deserta e que amamos cada vez que os vemos. Enfim, os filmes da nossa vida. Ou pelo menos alguns.

Aqui fica o primeiro.

AMARCORD de Federico Fellini (1973)

Um mergulho no mais puro dos universos fellinianos: a família, os amigos, as mulheres, a cidade...  É um filme sobre a adolescência e a nostalgia da memória.
Vê-se com um sorriso nos lábios.



4 comentários:

  1. Na semana passada vi, precisamente, esta cena do filme em exibição na rtp2, que não pude ver até ao fim. Fellini já vai com dois votos e penso que nunca vi um filme inteiro dele. Pelo que pesquisei, La Dolce Vita e 8,1/2 também são interessantes. Parece que Fellini e eu temos uma paixão em comum... Jung!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ver os filmes inteiros e de uma vez só, de preferência. Gosto de quase todos os filmes do Fellini, esses dois incluídos, mas prefiro " A estrada" ou "As noites de Cabíria" por exemplo. Acho também que tu poderás gostar bastante do "Satyricon", o mais gay dos filmes dele.

      Eliminar
  2. Na resposta que deixei ao Alex, escolhia um filme de Fellini; bem poderia ser este, ou "Roma".
    Mas gosto de todos os seus filmes, incluindo os dois que citas, com a sua musa e esposa, Giuletta Masina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho uma verdadeira paixão pela Giulitta Massina e compreendo perfeitamente porque é que foi a mulher da vida do Fellini. É uma actriz única e uma Senhora espantosa na sua fragilidade forte.

      Eliminar